25 de fev. de 2010

Maysa não é isso mas Maysa tem aquilo.
Maysa não é aquilo mas Maysa tem isto.
Os olhos de Maysa são dois não sei quê dois não sei como diga dois oceanos nõa-pacíficos.
(...)
Maysa reapareceu depois de longa ausência.
Maysa emagreceu
Está melhor assim?

Nem melhor nem pior.
Maysa não é um corpo.
Maysa são dois olhos e uma boca.

Manuel Bandeira




E a rua era escura e as casas eram pretas e eu vinha de longe. Eu estava repleto de desistência quando eu a vi lá ao longe mais desistente, talvez de modo igual que eu. Ela estava vestida de cinza, os cabelos desesperados e uma coisa foi gritando em mim. Eu sabia, era ela, a grande mulher. E a minha desistência foi ficando triste. Ela encostada naquele muro estava bêbada. mas a bebedeira dela é divina. Ela bebe uísque e o uísque se casou com ela e os dois são o par mais aristocrático, mais verdadeiro desta cidade, desta terra! O uísque para ela é cinzento, o violão, o samba, a chuva, a desistência. Eu não sei por quê mas ela é fabulosa nesta tristeza que até a mim me fascina. Ela estava em pé, bêbada, gorda, feia - e ela era linda! A dor dos deuses! A linda, a divina, agora só divina. Mas o que mais me agoniou foi a certeza da morte dela. E isto tembém é divino. Ela vai morrer. A cantora vai morrer. O samba modificado profundo vai morrer. O mundo da inutilidade sincera vai morrer. O cinzento dela me fascina. Ela está bêbada, sempre bêbada! E quando chove eu não quero me lembrar dela, nem da voz dela, nem das composições dela porque senão eu enlouqueço! Maisa você parece comigo mas a minha desistência que ser heróica, é guerra, é ferro, é sangue, é rock, é velocidade de motocicleta: mas a tua desistência fascina e eu te respeito Maisa, você é sagrada, e eu também bebo uísque mas para mim ele ferve, para você o uísque é cinzento.

Jorge Mautner, Deus da chuva e da morte



in "Maysa - só numa multidão de amores", de Lira Neto.





Quaresma

2 comentários:

  1. sempre achei este final dos estudos incrível. forte e delicadíssimo. ela fica tão sincera naquele silêncio ensimesmado, em cima do carro, completamente desarmada e ainda assim protegida pela aura de alguma coisa que a gente receia não perceber muito bem o que é.

    e depois vem a alegria sóbria (por mais contrasensual que isso pareça, rs) do final, e o abraço no namoradinho.

    (os programas de tevê podiam ter continuado assim...)

    ResponderExcluir
  2. É bom ter outra visão das coisas, né?
    Pq eu nem sabia que o "estudos" era um programa mesmo... rs
    Não sei, eu via como um fragmento de algo que não precivasa necessariamente fazer parte de uma coisa inteira. Mas outro dia eu fui fuçar os outros fragmentos e devo ter assistido ao programa quase na íntegra... Realmente, os programas podiam ter continuado deste jeito, se este da Maysa for mesmo semelhante a estrutura dos outros... É bom de ver, né? É realmente para apreciar a música, o artista, e o proprio formato do estudos... O nome aliás é muito bom! Para mim remete a um cuidado academico ... enfim!

    "ela fica tão sincera naquele silêncio ensimesmado, em cima do carro, completamente desarmada e ainda assim protegida pela aura de alguma coisa que a gente receia não perceber muito bem o que é."
    é isso aí!!!

    Os cantores podiam ter continuado assim, né?
    Ando meio suspeita para falar da Maysa...
    rs

    ResponderExcluir